Ano Sabático

Sabe tudo sobre o Ano Sabático em www.anosabatico.pt

Trata-se de um período, que não tem de ser necessariamente um ano, em que se parte à aventura, se deixa o que é familiar e se procura sair da zona de conforto. Uns procuram fazê-lo a estudar, outros a trabalhar, outros em ações de voluntariado e outros juntando as todas as coisas. A ideia de ano sabático é sobretudo de crescimento pessoal, um período educativo, fora do país.

Para os que tiveram a oportunidade de fazer, descrevem esta experiência como uma vivência única, necessária, um período de crescimento e autoconhecimento que os devolve à terra Natal mais completos. A maioria das pessoas faz este ano sabático depois de terminar os estudos universitários, mas há muita gente a fazê-lo num intervalo de carreira. A verdade é que o ano sabático é um conceito muito bem visto para quem está a recrutar porque mostra que o candidato é capaz de se desenvencilhar, sair da zona de conforto e fazer o esforço extra, se necessário.

O termo tem origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado, comum nas comunidades judaicas que se dedicam ao descanso religioso, em que não deve ser realizada qualquer atividade. Este período de inatividade supunha uma melhoria na produtividade. O costume de aplicar essa tradição religiosa judaica a outros níveis da sociedade surgiu no século 19, nas universidades americanas sob o nome de licença sabática que era atribuída aos professores para se afastarem das atividades regulares e fazerem reciclagem curricular. Por isso é atualmente um conceito totalmente ligado ao sistema educativo.

Foi apenas nos anos 50 que o conceito atingiu o tecido empresarial. Algumas empresas adotaram os programas sabáticos que permitiam aos seus colaboradores afastarem-se das suas atividades normais, durante um período de tempo, para se dedicarem a uma atividade que lhes agradasse e que lhes permitiria voltar mais motivados, criativos e mais produtivos.

 

Como podemos ajudar para o teu período sabático?

Escolhe o que fazer, onde e o tempo que queres. O mundo espera por ti!

Seja um ano completo, uma viagem mais curta ou uma pausa na carreira de algumas semanas, vais encontrar connosco o teu período sabático no estrangeiro. Tu escolhes o que fazer e onde, nós ajudamos a planear e organizamos o teu Gap Year para que viajes com a garantia de tudo confirmado e em segurança. Apenas tens que te concentrar no mais importante: aproveitar a tua experiência ao máximo!

Há muito que fazer e conhecer!! Os destinos são muitos e as propostas desafiadoras, desde Viajar & Trabalhar, Viajar & Estagiar, Viajar & Voluntariado, Viajar & Aprender, Viajar & Ensinar Inglês.

 

Fica a saber tudo neste site: www.anosabatico.pt

 

ano-sabatico