Au Pair na Suíça

A Suíça é o país ideal para ser Au Pair se gosta de viajar, conhecer diferentes culturas e aprender novas línguas. A diversidade cultural e linguística dos quatro idiomas oficiais, alemão, francês, italiano e romanche, deve-se aos países com que faz fronteira: Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein.

Apesar das várias línguas, culturas, pontos de vista e 26 Cantões autónomos, a Suíça funciona como um relógio perfeito em que o povo respeita as diferenças culturais, cujas raízes estão na língua falada em cada região.

Durante 1 ano vive em casa de uma família local a cuidar das crianças, tem alojamento e alimentação gratuitos e recebe pocket money para viajar e divertir-se nas folgas e férias.

O programa garante ainda um valor monetário para um Curso de Línguas e a maioria das famílias suporta as viagem de ida e volta. Vai ainda ter contacto com jovens de outras nacionalidades que também estão a fazer o programa, apoio e acompanhamento pela equipa local.

Viva num dos países mais ricos do mundo, famoso pelos chocolates, os relógios, os Alpes e top na qualidade de vida e beleza natural exuberante. Partilhe o dia-a-dia com este povo notável pela pontualidade, precisão e perfecionismo. Volte mais global e com uma enorme bagarem cultural.

Contacte-nos Inscreva-se já!

 

Factos e Requisitos

Datas de início – Todo o ano

Duração – 1 ano (pode ser prolongado por mais 1 ano)

Nível da Língua – Intermédio alto de inglês ou alemão ou francês (QECR B2)

Idade – 18 a 30 anos

Nacionalidade – Cidadãos da União Europeia

Experiência – anterior com crianças, comprovada com 1-2 referências

Localização – Suiça

Pocket money – 700 CHF por mês (cerca 650 Euros)

Alojamento – Gratuito em casa de uma família local

Alimentação – Gratuita em casa de uma família local

Curso de línguas  150 CHF por mês (cerca 140 Euros)

Viagens aéreas  ida e volta ou reembolso do valor (maioria das famílias, varia com as regras do cantão suíço)

 

Perguntas Frequentes

O que é o Programa Au Pair?
Au Pair é um programa de intercâmbio que combina trabalho, estudo, viagens e divertimento no estrangeiro. O objetivo é desenvolver uma língua, explorar um país e conhecer uma nova cultura, durante o tempo que vive em casa de uma família local a cuidar das crianças. Em troca tem alojamento e alimentação gratuitos, recebe pocket money para as suas despesas pessoais, viajar nas folgas e férias. Conhece jovens de outras nacionalidades para troca de experiências, fazer novos amigos e divertir-se. Tem apoio e acompanhamento pela equipa local no destino.
Quais as vantagens em ser Au Pair?
É uma experiência única! Vai conviver com a sua nova família e viver uma cultura diferente. Vai conhecer novos destinos e pessoas com estilos de vida distintos. Vai aprender e desenvolver línguas estrangeiras. Vai conhecer pessoas de todo o mundo e fazer amigos para a vida. Quando terminar o programa de intercâmbio está fluente numa língua, adquiriu experiência internacional e diferenciou o CV no mercado de trabalho. É uma pessoa enriquecida culturalmente, mais global e com muitas histórias para contar.
Como posso candidatar-me?
Para participar no Programa Au Pair na Suíça não é necessária candidatura. Tem apenas de preencher os requisitos para ser aceite. O primeiro passo é fazer a pré-inscrição neste link.
Tenho mais de 30 anos. Posso participar?
Não. O programa Au Pair na Suíça tem limite de idade porque é um requisito imposto pelas entidades de destino e afiliados. Mas pode participar nos programas Au Pair em Dublin e Sevilha (18 anos sem limite de idade).
Não tenho experiência com crianças. Posso participar?
Para participar no Programa Au Pair na Suíça é preciso ter experiência anterior com crianças comprovada por uma ou duas referências. Não precisa de ser um trabalho formal, podem ser referências de trabalho voluntário, dos escuteiros, colónias de férias, como babysitting ou a cuidar de crianças de amigos, entre outras. Se não tem experiência e quer participar pode fazer um Curso Au Pair que lhe dá as competências básicas em cuidados infantis para depois participar no programa Au Pair em Londres ou Inglaterra. O curso é online e feito ainda em Portugal.
Como são as famílias?
As famílias vivem em todo o país, normalmente têm 2 a 3 crianças, são de classe média ou alta, podem ter uma estrutura tradicional (mãe, pai e filhos) ou podem ser mães divorciadas ou pais solteiros. A maioria dos pais trabalha fora. Todas as famílias são visitadas e avaliadas rigorosamente pela equipa local, só as que preenchem os requisitos são aceites para garantir a segurança dos nossos participantes.
Os Programas Au Pair são confirmados antes de viajar?
Sim. Tudo é confirmado antes de viajar para a Suíça. Ainda em Portugal, vai entrar em contato com sua futura família, recebe a confirmação e todos os documentos oficiais, bem como os detalhes para a sua viagem.
Os Programas Au Pair têm um custo associado?
Sim. Os programas Au Pair têm um investimento inicial que varia com o destino. Contudo, este é um programa de intercâmbio com baixo investimento e muitas vantagens. Um dos objetivos é os participantes serem auto suficientes pelo que o programa conta com alojamento e alimentação gratuitos em casa da família, pocket money para as despesas pessoais, o que permite sustentar a própria estadia no país, enquanto tem uma experiência cultural, profissional e pessoal memorável que dá vantagem competitiva no mercado de trabalho. Na Suíça está ainda incluído um valor monetário para fazer um curso de línguas e a maioria das famílias suporta ou reembolsa o valor das viagens de  ida e volta, varia com as regras de cada cantão suíço. Receba a apresentação do programa e fique a saber tudo.
Posso ficar com um amigo/a na mesma família?
Não. O ideal será escolher o programa Au Pair na China, Londres, Dublin, Paris, Sevilha ou Madrid. Ficam na mesma cidade, mas em famílias diferentes. Devem enviar os documentos para a inscrição em simultâneo e indicar que é uma inscrição conjunta e o nome do/a amigo/a.
Tenho algum tipo de apoio durante o Programa Au Pair?
Sim. Durante todo o programa tem apoio e acompanhamento pela equipa na Suíça. Também um número de emergência para qualquer eventualidade. A própria família vai ajudar na sua integração ao país, ensinar sobre a cultura, os hábitos e os costumes. Vai ainda orientar nas viagens para aproveitar a experiência ao máximo.
O que faço nos tempos livres?
Durante as folgas e as férias pode viajar pelo país para conhecer outras cidades e regiões ou os países que fazem fronteira com a Suíça (Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein), visitar museus e muito mais. Conhece jovens de outras nacionalidades que estão a fazer o programa Au Pair para troca de experiências, fazer novos amigos e divertir-se.
No programa Au Pair na Suíça recebe um valor monetário para fazer um Curso de Línguas nos tempos livres.
Nunca ouvi falar destes Programas. É seguro participar?
Os Programas Au Pair são novos em Portugal e podem levantar algumas dúvidas ou insegurança. Porém, são programas educativos internacionais muito populares em todo o mundo, existem desde o século XIX, onde já participaram milhares de jovens de várias nacionalidades. A VidaEdu estabeleceu parcerias com várias equipas locais, todas acreditadas por entidades internacionais e do país de destino, que fazem a ligação e a avaliação das famílias, segundo as mais altas exigências e padrões, e só as que preenchem os requisitos são aceites para receberem os nossos participantes.
Somos uma empresa portuguesa especializada em experiências educativas no estrangeiro. Acreditamos que todos nascemos cidadãos do mundo, nascemos pessoas globais e, por isso, a nossa tarefa é ajudar a descobrir qual o destino a seguir.
As garantias e segurança oferecidas pela VidaEdu pelos serviços educativos prestados são asseguradas em todos os programas e incluem as acreditações da English UK, a acreditação da British Educational Travel Association – BETA, assim como o reconhecimento do British Council Portugal. Somos também membros do LOtC – Council for Learning Outside the Classroom.

 

Interessado/a?

Preencher o meu formulário online