Work & Holiday na Austrália

Em novembro de 2014, os portugueses recebem pela 1ª vez a possibilidade de se candidatarem ao visto Work & Holiday na Austrália que permite aos jovens uma experiência onde aliam trabalho e férias. Em abril de 2015, cinco meses depois, a nossa primeira participante viajou para o país (ou para o outro lado do mundo). Arregaçou as mangas, fez as malas e já se juntou a participantes de todo o mundo.

O sonho Australiano torna-se assim uma realidade. A página que se segue pretende acompanhar esta viagem. Estejam atentos 🙂

Next stop…. Austrália.

“Malas feitas, é hora de partir. Entro no avião e a primeira sensação que tenho é resumida em uma palavra: “Medo”!

Medo é diferente de pânico. Diria que saudável é ter medo pelo desconhecido, deixa-nos alerta e arranca-nos do piloto automático que temos permanentemente ligado nas nossas vidas. Chama-se «sair da tua zona de conforto». Já pânico implica descontrolo. E eu estava no controlo. Austrália era o destino. As 30 horas de viagem só faziam questão de me mostrar o quão longe iria estar casa.
A viagem correu muito bem, viajei com uma companhia aérea fantástica e durante as 9 horas de escala no Dubai tive a oportunidade de estar com amigo que conheci na Tailãndia. Ele foi-me buscar ao aeroporto e fizemos um tour por esta cidade maravilhosa.
Passadas outras 13 horas ouvimos o anuncio de chegada a Brisbane; abrimos as janelas e deparamo-nos com um Nascer do Sol reluzente. Uma surpresa inesperada. Welcome to Australia. Passado o controlo de segurança, que foi dos mais apertados que alguma vez passei (não vale a pena tentarem levar líquidos e comida para Austrália!), vi  um membro da equipa local com um Ipad com o meu nome e de mais 5 candidatos. Alemãs e Ingleses. Estão todos a fugir para a Austrália e são muito mais simpáticos fora da Europa.

A equipa local pagou um transfer para nos levar à porta do Hostel onde chegámos às 9h00. Depois de deixarmos as nossas malas foi altura de ir conhecer Brisbane pois só ficariamos nesta cidade um dia. Estavamos com um Jet leg gigante, não sabiamos o que comer ou a que horas…parecia hora de almoço e eram apenas 10.30am… o que reparámos depois de ter uma cerveja na mão! Chegamos ao hostel as 19h00 completamente acabados, só queríamos uma cama. Acabamos por conhecer o resto do grupo que partiria no dia seguinte na aventura na praia em Fraser Coast.

No dia seguinte tomamos o pequeno almoço juntos e fomos a correr para o autocarro. Não é fácil mover um grupo de 10 pessoas com malas ás costas portanto íamos perdendo a boleia para o Paraíso. O autocarro demorou 5 horas a chegar ao nosso destino horas essas que foram passadas a conhecer um grupo de 50 pessoas com destinos diferentes, de diferentes países e continentes mas todos com o mesmo objectivo. Viajar pela Austrália.

Chegada à praia

 

 

Um fim de semana inteiro num hostel em frente a km e km de praia paradisaca, ao lado da famosa Fraser Island area, o que é que poderia ser mais perfeito? Passamos um fim de semana fantastico entre alugar um jeep e percorrer Fraser Island e todas as actividades aquáticas que possas imaginar na praia. Foi um fim de semana inesquecível e na segunda parecíamos uma família de 10 a apanhar um autocarro para a nossa próxima aventura – The Farm.

Farm

Chegados à quinta fomos muito bem recebidos pela equipa local na Austrália. O almoço esperava por nós outro membro da equipa local e sentou-se à mesa connosco. Explicaram-nos que há mais de 20 anos que esta família recebia backpackers á procura de um tecto em troca de trabalho árduo. Assim foi, percebendo esta necessidade, a empresa surgiu e hoje acolhe 40 candidatos por semana de todos os cantos do mundo. Não vos posso contar exactamente o que se passou na quinta, é um segredo Australiano =) O que te posso dizer é que se fores pela vertente da Agricultura vais alucinar, se fores pela vertente Hoteleira vais maravilhar-te com os encantos da vida animal. Tivemos um treino intensivo durante estes 5 dias, com muita diversão à mistura. Todos os formadores são Australianos com quintas e têm perfeita noção que nós não somos formados nesta área portanto têm uma paciencia de santos com todos os participantes. Durante esta semana vais receber chamadas telefónicas com propostas de emprego, muitas vais rejeitar pois apenas podes aceitar uma. Toda a gente teve propostas de trabalho, tanto da parte de hotelaria como de agricultura.
O que é te posso dizer… parece que tive 1 mês na Farm e se pudesse tinha lá ficado, foi uma experiência simplesmente fantástica! A melhor inserção na vida Australiana que poderias ter pois percebes o porquê desta gigante diferença cultura. Fiquei apaixonada.

No fim de semana ainda tive tempo de ir conhecer Nosa com uns amigos da Quinta e depois parti para o aeroporto para apanhar o avião para o meu novo trabalho .

O Hotel – Silky Resort

Não poderia ter escolhido melhor. Tive várias propostas para Sidney e Melbourne mas nada se compara á oportunidade de viver no meio da Rainforest Daintree, a floresta mais antiga do mundo ao lado da deslumbrante Barreira do Recife.

Já lá vão 3 semanas de aventura, parece que vivo aqui faz meses e todos os dias acordo a pensar que ter entrado naquele avião foi uma das melhores decisões da minha caminhada pela vida”

A experiência da Marta nos dias de folga

As férias

É verdade… chegou aquele momento para a Marta, o momento que também faz parte do Programa: as Férias! Aqui deixamos algumas recordações dos bons momentos que a Marta passou no Hotel porque como a própria diz: “Time to go. Time to take all of our moments and put it inside of a very special place.Where you belong! Was a pleasure to share this Rainforest with amazing fellows! The Road is waiting for me…But I will see you soon!!”

Até já Marta.

Marta Padeira

Saiba mais sobre os Estágios na Austrália.   Veja mais testemunhos.